Juntos, somos mais fortes. Faça parte do SINEPE/PE

FALE CONOSCO
NOTÍCIAS
NOTA OFICIAL DO SINEPE/PE SOBRE O ADIAMENTO DAS PROVAS DO SSA 1 E 2 DA UPE

BY IN Circulares do SINEPE/PE, Notícias, Notícias do SINEPE/PE

O SINEPE/PE – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco – recebeu com muitas reservas a posição da UPE –Universidade de Pernambuco – em adiar a realização do SSA 1 e SSA2 para o final de janeiro de 2017, em virtude da ocupação de escolas da rede estadual que iriam abrigar a realização das provas.

A decisão, já tomada, implica um prejuízo enorme para toda a comunidade escolar, mas principalmente para os estudantes de primeiro e segundo ano do Ensino Médio, que já se encontravam prontos para realizar as provas nos próximos dias 27 e 28 de novembro.

Em primeiro lugar, esses alunos, que estão nas escolas públicas e privadas, já tinham programado suas férias com as respectivas famílias para o mês de janeiro. Em segundo, as datas marcadas – 29 e 30 de janeiro – acontecem dois dias antes do início do ano letivo de 2017. Isso evidencia uma atitude que deveria ter sido mais pensada, pois, por mais apertado que estivesse o calendário para a aplicação das provas, era necessário existir alguma flexibilidade para não prejudicar o início do ano escolar seguinte, que requer o cumprimento dos duzentos dias letivos.

A UPE explicou que as novas datas foram escolhidas para não prejudicar as férias das famílias em janeiro. Entretanto, perguntamos: como as famílias conseguirão gozar de suas férias em janeiro, se seus filhos e filhas estão com essa pendência de um vestibular no final do mês?

Por outro lado, a questão dos professores também preocupa os estabelecimentos particulares de ensino. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o SINEPE/PE e o Sinpro (Sindicatos dos Professores), os docentes têm direito ao seu período de recesso, principalmente depois de um ano letivo de tantas atividades visando ao vestibular da UPE. Consequentemente, as escolas terão de reorganizar seus calendários escolares nesses dois meses que antecedem a realização do SSA 1 e 2.

Lamentamos essa decisão às vésperas do exame e voltamos a insistir que soluções mais eficazes e de menor impacto poderiam ser encontradas, se o diálogo fosse a primeira atitude a ser tomada, ao se perceber que os possíveis acordos com os ocupantes das escolas estaduais não seriam validados.

Reforçamos que os prédios das escolas particulares sempre estiveram à disposição da UPE para a realização dos exames vestibulares, a exemplo do que aconteceu em anos anteriores, quando os prédios das escolas estaduais não puderam ser utilizados para essa finalidade.

O SINEPE/PE manifesta a sua preocupação com toda a comunidade escolar e adianta que irá convocar os gestores das suas escolas associadas para uma reunião na sua sede, na próxima quarta-feira, às 16 horas.

Ato contínuo, acrescenta que solicitou audiência com o Magnífico Reitor da UPE, no início da próxima semana, para buscar uma solução que, atentando para as questões operacionais, sem dúvida, existentes, não traga consequências tão nocivas à comunidade escolar envolvida no evento.

Por fim, o SINEPE/PE reafirma sua crença de que o Sistema Seriado da UPE é um sólido caminho para o acesso às vagas daquela IES, mas, ao mesmo tempo, insiste em que buscará todo espaço de discussão possível para defender os pontos de vista aqui elencados e, assim, chegar a uma solução consistente e adequada a esta situação.

José Ricardo Dias Diniz
Presidente do SINEPE-PE

2 anos ago / Comentários desativados em NOTA OFICIAL DO SINEPE/PE SOBRE O ADIAMENTO DAS PROVAS DO SSA 1 E 2 DA UPE

25

NOV

No

Comments



Comments are closed here.